Partire è un pó morire, dice l’adagio, ma è meglio partire che morire.”

(Carrara, na peça teatral Merica, Merica)

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Italianos fundam Sociedade Operária de Mútuo Socorro

 
 
As importantes iniciativas objetivando a organização de operários que ocorreram na cidade, no início do século 20, originaram-se no seio da colônia italiana que se formava em São Roque.

Se os imigrantes italianos que chegaram à cidade no final do século 19, principalmente à época da inauguração da tecelagem Enrico Dell’Acqua, traziam consigo uma bagagem de experiência em participação politica a que a maioria dos brasileiros não estava familiarizada, alguns deles se destacavam por sua verdadeira militância.

OS TONSO

Nesse sentido, algumas referências em publicações locais da época, com destaque para o jornal O Sãoroquense nos anos de 1904 e 1909, indicam que os membros de uma família italiana, os Tonso, atuaram com destaque na organização de operários radicados na cidade nesse período.

O operário socialista Tonso já foi citado como um dos organizadores da conferência em que se discutiu a greve dos operários da tecelagem Enrico Dell’Acqua – que mudara de denominação e era então mencionada no jornal como tecelagem Ítalo-Americana – em 1904, realizada no Teatro São João. Antonio Tonso é um dos organizadores do protesto que ocorre em 1909, em São Roque, contra a execução do professor socialista Ferrer, na Espanha.

Os membros da família Tonso – Antonio, Pirro e Vittorio – integram também o grupo fundador da Sociedade Internacional de Providência e Mútuo Socorro Operária na cidade.

UMA SOCIEDADE OPERÁRIA

O jornal O Sãoroquense noticiava em 29 de maio de 1904: a colônia italiana está tratando de criar nesta cidade uma Sociedade de Mutuo Soccorro.

Um texto publicado numa revista comemorativa ao III Centenário da Cidade de São Roque, em 1956, apresenta um apanhado geral da Primeira Ata da Fundação da “Sociedade Operária Mútuo Socorro” dando conta de que no dia 1º de maio de 1904 vários cidadãos da colônia italiana, encontraram-se na Praça da Matriz e trocaram idéias sobre a fundação de uma sociedade de socorros mútuos internacional

Decidiram reunir-se no dia 15 de maio, no Teatro São João, para deliberar sobre o assunto e constituir a primeira diretoria da referida sociedade. Estiveram presentes nessa reunião vinte e três pessoas e Vittorio Tonso foi aclamado presidente provisório da mesa, sendo secretariado por Giovanni Calisse.

Todos os sócios puderam emitir sua opinião e o presidente da mesa sugeriu a eleição de uma comissão composta de cinco membros para compilar os estatutos. Foram eleitos, Vittorio Tonso, Napoleone Scolari, Enrico Marcora, Giacomo Bonini e Cesare Togmasini.

OS PRIMEIROS INTEGRANTES

Entre os primeiros integrantes da sociedade, cujo presidente era Enrico Marcora, estavam: Carlo Corti, Antônio Tonso, Pirro Tonso, Emilio dal Bianco, Enrico Guzzon, Antonio Costa, Erazio Costa, Emilio Giusti, Ângelo Patelli, Giorgio Reviglio, Giovanni Mazzeto, Luigi Francheschi, Ernesto Piscineli, Júlio Emery, José Tonani, José Marchi, Biaggio Boddo, Constante Pavan, Ignácio Vignacio, Pietro Rovanelli, Vincenso Passariello, Antonio Boccato, Caetano Gori, Mario Ceppo, Attilio Ceppo, Francesco Acussi, Ângelo Rossi, Domenico Pierino, Aventine Ceppo, Angelo Companati, José Pezzota, Stefano Biazzi e Quirino Capuzzo.

FESTA BENEFICENTE

Entre os dias 18 e 20 de setembro de 1904 a associação operária, cujo objetivo inicial era abastecer o seu quadro social com gêneros alimentícios, organiza um evento beneficente. 

O anúncio de uma página no jornal O Sãoroquense de 11 de setembro de 1904, foi publicado totalmente em italiano, embora o convite para a Festa di Beneficenza fosse dirigido a toda a comunidade de São Roque. A programação festiva prometia abertura oficial com a presença de autoridades e discursos, passeata com bandas musicais pelas ruas da cidade, jogo de tômbola e baile. 

Convite para a Festa Beneficente no jornal O Sãroquense




Ao final dos três dias festivos, a sociedade, que contava com 71 associados, passou a ter 116 sócios, tornando-se a maior agremiação da cidade.

PRÓ-ITÁLIA

Em janeiro de 1909, a sociedade que recebera por unanimidade na data de sua fundação o nome de Sociedade Internacional de Providência e Mutuo Socorro Operaria, angaria fundos para enviar à Itália, em auxílio aos sobreviventes de um terremoto na Calabria. Para organizar eventos beneficentes e receber os donativos, que passaram de 1 conto de réis, foi eleita uma comissão de 25 membros. Seu presidente honorário era Octavio Vistarini, então diretor da fabrica de tecidos Ítalo-Americana, como afirmava o jornal O Sãoroquense.

Em dezembro do mesmo ano, a sociedade operária abrigaria em sua sede reuniões de grevistas da tecelagem.

INTEGRANTES BRASILEIROS

Até 1921, a associação tinha em seu quadro somente membros italianos. Em meados do ano de 1922, quando era presidida por José Emilio Bonini, passou a aceitar integrantes brasileiros. 

Um novo nome, Sociedade Operária de Mútuo Socorro, foi aprovado para a associação que teria, então, três categorias de sócios, conforme o valor das contribuições mensais. E foram instituídas três outras formas de auxílios a serem praticados pela sociedade: enfermos, partos e morte, este denominado auxílio funeral. Sua sede, localizava-se à rua Enrico Dell’Acqua, 271, em prédio que foi posteriormente doado à igreja católica e cuja fachada encontra-se preservada neste 2011.

O prédio que sediava a Mútuo Socorro (Foto: Sílvia Mello abril 2011)

Segundo texto contido no livreto Imigração Italiana no Estado de São Paulo, da série Resumos, publicado pelo Memorial do Imigrante de São Paulo, os imigrantes italianos criaram associações de todos os tipos: musicais, esportivas e recreativas, educacionais, sociedades líricas, bandas, etc.

Em 1897, havia 98 sociedades  (no estado de São Paulo) e em 1908, elas chegavam a 170. As sociedades de mútuo socorro tinham caráter assistencialista: davam assistência médica, auxílio social e, às vezes, acolhimento e orientação aos imigrantes italianos.


 Este texto tem direitos autorais.
Proibida cópia e reprodução de textos e imagens em qualquer meio.  




2 comentários:

  1. Silvia, meu nome é Nedo Tonso Filho, sou bisneto de Vitorio Tonso que li em seu texto que foi um dos fundadores da Sociedade de Mútuo Socorro.
    Tenho interesse em saber de mais informações sobre os TONSO e tenho fotos antigas de minha família se interessar.
    P. favor envie seu email ou qualquer contato seu.

    Grato

    Nedo Tonso Filho
    ntfilho@uol.com.br
    11 9129-2557

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Nedo! Fico feliz em ter encontrado alguém da família Tonso, tinha algumas referências, mas nenhum contato. Nao tenho dados sobre a história da família e gostaria de obtê-los. Fotos serão providencial também para o livro. Os irmãos Tonso estiveram presentes em todas as atividades referentes aos operários no início do século 20 em São Roque. Pelas publicações no jornal O Sãoroquense percebe-se seu envolvimento nas questões sociais e sua politização. Eles são mencionados em diversas matérias publicadas aqui, não apenas na que se refere à Sociedade de Mutuos Socorros. Mas, entrarei em contato por e-mail e poderemos trocar informações.

      Sílvia Mello

      Excluir