Partire è un pó morire, dice l’adagio, ma è meglio partire che morire.”

(Carrara, na peça teatral Merica, Merica)

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Protestos públicos mostram politização de imigrantes italianos


Em outubro de 1909, outra iniciativa do grupo politizado da colônia italiana viria novamente demonstrar a consciência política e o nível de engajamento dos italianos na luta por seus direitos, e pelos ideais de liberdade adquiridos com a prática da participação em atividades na Itália. Desta feita, suas manifestações seriam somadas aquelas realizadas na Europa.

“Morte de professor revolta multidões”

Com o título acima, a Folha da Tarde (em História Ilustrada do Século 20) noticiava, em 14 de outubro de 1909: Pela segunda noite consecutiva, manifestantes lotam as ruas de Paris em protesto contra a execução do professor Francisco Ferrer, em Barcelona, Espanha.

O educador socialista foi acusado de ter participado da recente revolta contra o governo espanhol, embora na ocasião estivesse em Londres. Esta noite, uma efígie do rei Afonso foi queimada. Ontem a polícia entrou em choque com uma multidão enfurecida que tentava atacar a embaixada espanhola. Um oficial morreu, 76 pessoas ficaram feridas e cinco anarquistas foram presos. Há protesto na Áustria, Itália e Espanha.

Em 8 de outubro, os direitos constitucionais são restabelecidos na Espanha como forma de acalmar os protestos contra a execução de Ferrer.

O PROTESTO EM SÃO ROQUE

Em São Roque a edição de O Sãoroquense de  24 de outubro de 1909 noticiava com o título “Ferrer”: 

No dia 17, a operosa Colônia Italiana desta cidade, tendo a frente o laborioso industrial sr. Paulo Dauria e outro organisou um meeting de protesto contra o fuzilamento do professor Ferrer.
Como o dia foi chuvoso esse protesto foi feito as 3 horas da tarde no theatro S. João.
O theatro nessa occasião esteve literalmente repleto de manifestantes.
Presidiu a sessão o sr. A. Tonso (provavelmente, Antônio Tonso) que depois de proferir uma pequena alocução alusiva ao acto, deu a palavra ao orador official o jovem professor Epaminondas de Oliveira.
Este verbosamente falou pelo espaço quase de uma hora, fazendo todo o histórico anterior que deu como causa o fuzilamento de Ferrer.
Este brilhante discurso, ouvido com interesse geral, fez com que seu autor ao terminar fosse freneticamente e delirantemente applaudido.
Abrilhantou o meeting a corporação musical “Conde de Torino”.
 
Essa manifestação mostra o brilhante engajamento da colônia italiana de São Roque em questões de importância mundial, numa atuação com características que nos remetem à atual discussão sobre globalização, a despeito de que, nessa época, os meios de comunicação ainda precários aumentassem a distância entre os povos.

O fato demonstra também a união entre italianos e intelectuais progressistas são-roquenses em questões de interesse humano, com a participação do professor Epaminondas de Oliveira que, na mesma edição do O Sãoroquense, publica seu discurso, um belíssimo texto, comentando a barbara execução do illustre professor Ferrer, que qualifica como o facto que mais emocionou o mundo civilisado nestes últimos dias.

Italianos protestam pela morte de Humberto I, na Praça da Matriz


Este texto tem direitos autorais.
Proibida cópia e reprodução de textos e imagens em qualquer meio.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário